Olá!

A região de Rio Claro, conhecida internacionalmente como um dos maiores polos cerâmicos do mundo, se destaca com o setor de revestimentos no topo do ranking de produtos mais exportados.

Dados demonstram que em 2018, a produção nacional de revestimentos cerâmicos superou a marca de 900 milhões de metros quadrados.

No estado de São Paulo, segundo a ASPACER (Associação Paulista das Cerâmicas de Revestimento), entidade representativa do setor, o volume atual da produção brasileira, alavancado em especial pelos resultados da produção paulista, confirma o país como o segundo maior produtor global de revestimentos cerâmicos, sendo superado apenas pela China.

São Paulo é o estado que reúne o maior número de empresas do setor, representando cerca de 70% de toda produção nacional do segmento.
E o grande destaque é o Polo Cerâmico de Santa Gertrudes, formado pelos municípios de Santa Gertrudes, Rio Claro, Cordeirópolis, Ipeúna, Iracemápolis, Limeira e Piracicaba, que abriga 85% de toda a produção paulista de revestimentos cerâmicos.

As empresas da nossa região empregam tecnologia de ponta para oferecer produtos de qualidade internacional, sendo que os lançamentos, tendências e inspirações podem ser comprovados nas grandes feiras do setor, entre elas a Expo Revestir, que este ano chegou à sua 17ª edição, realizada em março.

Porcelanatos imitando texturas de madeira, metais, pedras, mármores e sintéticos, entre outros, estão entre as grandes tendências deste ano. Veja as dicas:

  • Madeira e pedra continuam em alta na composição dos mais variados ambientes;
  • Os produtos em alto relevo, ou em 3D, como também são chamados, conquistaram os consumidores e continuam sendo cada vez mais usados com destaque nos projetos de interiores;
  • Outra tendência observada são as microtexturas em paredes, que dão um visual muito bonito ao ambiente e chegam, também, aos revestimentos. Além de delicadas, as peças convidam ao toque. Elas podem ser misturadas entre si, criando um projeto personalizado;
  • Os elementos da cor de cimento também se mantêm fortes nas tendências para revestir ambientes planejados tanto internos, quanto externos;
  • Formatos inovadores, como hexagonal, ou de colméia, estão também muito em alta.

De uma forma geral, a tendência atual é seguir as cores e formas da natureza. Assim como a utilização de cores terrosas ou azuis e verdes, que são as grandes apostas.

Enfim, tudo que se aproxima do nosso primitivo e natural é tendência para os revestimentos este ano e deve continuar em alta em 2020.

Saúde e sucesso sempre! Até o próximo domingo!

Emerson Cortez é empresário e diretor da Cortez Imóveis – cortezemer@hotmail.com