Para quem mora em apartamento ou casa sem quintal, espaço não é problema para cultivar uma horta. As plantas cabem em qualquer cantinho e são perfeitas para quem gosta de ter temperos e hortaliças fresquinhas sempre à mão. Além disso, levar um pouco de verde para casa traz mais vida e frescor para o ambiente, além de ser ótima para aliviar o estresse. Ter uma horta em apartamento pode ser mais fácil do que você imagina, além de muito prazeroso e saudável.

Existem diversas maneiras e alternativas para cultivar plantas em espaços reduzidos. Se você ficou empolgado e também quer fazer a sua, confira a seguir algumas dicas de como montar uma hortinha: primeiramente, o ideal é que ela fique em um lugar que bata sol direto, pelo menos umas 5 horas. Você pode aproveitar alguma parede da sacada, caso haja, ou ainda escolher a janela que seja mais ensolarada.

Para plantar, você pode usar vasos, latas, potes reaproveitados, louças, caixas de madeira e tudo o que sua criatividade permitir, mas seja qual for o tipo de recipiente escolhido, ele deve ter um furo no fundo para a água escoar e não apodrecer a raiz da planta.

O que plantar?

Pequenas áreas recebem muito bem o plantio de temperos e ervas aromáticas. O ideal é optar por temperos que, de fato, você consiga aproveitar no preparo das suas refeições. Não há nada mais prazeroso, por exemplo, que preparar um molho para o seu macarrão e colher o manjericão direto ali, da sua própria hortinha. Os temperos mais comuns são o manjericão – roxo e verde, cebolinha, alecrim, salsinha, hortelã, pimentas, dill e orégano.

Tipos de horta

Você pode utilizar vasos, latas, canecas, garrafas pet, jardineiras ou outro recipiente qualquer para plantar os temperos. Em apartamentos, opte por vasos menores, principalmente se você for suspendê-los ou fixá-los na parede.

Passo a passo: como montar a sua horta em apartamento:

Passo 1: Escolha um vaso ou jardineira e coloque ao fundo argila expandida. Coloque em seguida uma manta geotêxtil, também conhecida como bidim, para a drenagem. Essa manta serve para segurar a terra e evitar que escoe cada vez que o vaso for regado.

Passo 2: Coloque terra especial para o plantio, essa terra é facilmente encontrada em lojas ou setores de jardinagem. Adicione sua muda ou mudas, conforme o tamanho do vaso, tomando o devido cuidado para não destruir o torrão de terra da plantinha. Complete com terra e, em seguida, regue.

Passo 3: Utilize uma estrutura de madeira, ferro ou prateleiras para apoiar ou suspender seus vasos. Eles podem ser fixados na parede, colocados em estantes ou escadas de madeira que forme uma horta vertical. Assim, eles ficam mais altos e recebem mais luz natural.

Com relação à rega, se a planta não pegar sol direto, lembre-se que a água não evapora tão rápido. Por isso, cuidado com o excesso de água.
Seja na varanda ou na cozinha, o verde faz a diferença na decoração.

Utilize prateleiras e reaproveite xícaras, bules e potes que você não usa mais e que estão só ocupando espaço no armário para plantar os temperos.
Leve verde e frescor para o seu lar. E aí, tudo pronto para montar a sua horta?

Saúde e sucesso sempre! Até o próximo domingo!

Emerson Cortez é empresário e diretor da Cortez Imóveis – cortezemer@hotmail.com