Depois de encontrar a casa ou apartamento ideal e assinar o contrato, enfim você está com as chaves na mão! Agora, é só agendar a mudança e começar a ocupar o novo espaço.

Mas se para algumas pessoas é muito legal escolher móveis e pensar na decoração, para outras começa uma nova maratona! Quais móveis comprar? Vai caber? Como combinar? Se você é uma dessas pessoas, não se preocupe!

Na coluna de hoje, vamos dar algumas dicas de como iniciar a decoração para você não se perder no meio da mudança.

Passo 1: planejamento e projeto

Antes de pensar em sair comprando móveis e pintando paredes, você precisa se planejar. Vá no seu novo espaço e imagine quais móveis você pode reaproveitar e quais serão novos. Pense na cor das paredes, se deseja que tenha cortinas e o que mais poderia ficar legal na decoração: tapete, quadros, prateleiras… É importante ter uma ideia de tudo o que deseja fazer para saber por onde começar, o que comprar e quanto você vai gastar.

Passo 2: comece pelas mudanças maiores

Você vai reformar, quebrar paredes e colocar novos revestimentos? Comece por aí. Mudanças como instalar forro de gesso, mexer na elétrica ou na hidráulica, colocar piso novo, sempre tomam um certo tempo e exigem que o imóvel esteja vazio. Mesmo que você precise fazer apenas pequenos reparos ou uma pintura nova, o melhor é encaminhar tudo antes de passar para o próximo passo.

Passo 3: compre os móveis maiores

Móveis grandes como cama, sofá e mesa geralmente têm um prazo de entrega maior. Então, comece por eles na hora de comprar. Se você quer fazer móveis planejados, essa é a hora de pensar nisso também.
Depois, vai ficar bem mais fácil posicionar os quadros e instalar as prateleiras, por exemplo.

Passo 4: coloque os itens que precisam de instalação

Agora é hora de colocar a mão na massa! Pegue as ferramentas e instale prateleiras, nichos, espelho e cortinas. Com esses itens colocados, seu apartamento já vai começar a mudar de cara.

Passo 5: escolha os objetos menores

Agora que você já tem espaço para colocar os objetos decorativos, é hora de se divertir escolhendo cada peça. Veja quais almofadas têm a sua cara, que quadro combina melhor na sua parede e qual vai ser a cor do seu tapete. Se você tem uma estante ou prateleira, encha de objetos que você goste: use vasos de plantas ou arranjos, coloque porta-retratos ou mural com fotos. Essa é a hora de encher seu novo lar de personalidade, e deixar cada cantinho com a sua cara. Agora você já sabe os primeiros passos para fazer acontecer e deixar sua casa linda, funcional, prática e agradável de morar!

Saúde e sucesso sempre! Até o próximo domingo!

Emerson Cortez é empresário e diretor da Cortez Imóveis (cortezemer@hotmail.com)